terça-feira, 19 de abril de 2011

Famosos Ex Heteros: Wayne Besen


Wayne Besen é um americano, gay e advogado. Ele é um ex- porta-voz da Human Rights Campaign (uma das maiores organizações LGBT dos EUA) e fundador da Truth Wins Out. Wayne Besen, passou oito anos ocupando um cargo de liderança na organização de ex-gays, Exodus International, é um dos mais notáveis exemplos de uma pessoa ex-ex-gay e quando saiu da Exodus se tornou um militante contra tratamentos de reversão.

Fundou a Truth Wins Out, organização que se dedica a combater as mentiras das terapias de reversão.
Besen diz que já entrevistou centenas de antigos e atuais "ex-gays" e fundou a Truth Wins Out (a verdade triunfa) em 07 de junho de 2006 como uma resposta ao crescente número de ministérios e igrejas que acreditam que a homossexualidade é uma condição que é mutável.
A premissa por trás de alguns dos que professam esta crença é de que a homossexualidade é um padrão de comportamento pecaminoso. O objetivo destes é usar o balcão de informações apresentados por ex-ativistas gays e encorajar as pessoas a acreditar que os homossexuais podem mudar. Mais tarde, ele lançou o Respect My Research, para documentar o que ele vê como as distorções da ciência, particularmente pela ong  Focus on the Family.
O site Respect My Research desmente todas as distorções que os movimentos de Terapias de Reversão fazem ao usar pesquisas cientificas para embassar suas idéias.
O site coloca as reais motivações e resuldados de cada pesquisa e abre um espaço para que os cientistas denúnciem o mau uso de suas obras.

Paulk saindo do bar
Em setembro de 2000, Bessen fotografou o ex- presidente da Exodus John Paulk em Washington DC em um bar gay chamado P's. 
Sr. Paulk disse que ele entrou lá apenas para usar o banheiro, mas Besen e outras testemunhas alegam que ele estava bebendo e flertando por mais de 40 minutos. Besen veio a público com a história, e escreveu sobre isso em seu livro Anything But Straight: Unmasking the Scandals and Lies Behind the Ex-Gay Myth ( Desvendando Os Escândalos e Mentiras Atrás do Mito Ex-Gay) . O livro foi indicado a dois Lambda Literary Awards em 2003.

Paulk na Newsweek antes do escandalo

A fotografia de Paulk (e posterior liberação da história) foi fundamental para a eliminação definitiva da Paulk como Presidente da Exodus International , uma organização importante no "movimento de ex-gay". Como observou o Washington Post em outubro de 2002: John Paulk tinha sido a história de sucesso mais bem sucedida do movimento de cristãos ex-gays, que visa persuadir os homens gays e as lésbicas para aceitar Jesus e renunciar à homossexualidade. Ele apareceu no programa 60 minutos da Oprah e foi capa da Newsweek . 

Wayne Besen é mais conhecido por pisar fora do ambiente acadêmico e da mídia para provar que os ex-gays não são quem eles alegam ser. Besen tem um histórico sem precedentes de expor ministérios ex-gays como uma farsa e tem um "curriculum" de sucesso demonstrado a seguir:
  • Em uma investigação com a "South Florida Gay News", em 2010, ele flagrou Arthur Jonah Goldberg com um artista da Wall Street com que ele cumpriu pena na prisão por roubar milhões de dólares.
  • Fotografou John Paulk (então presidente da Exodus) em um bar gay em 19 de setembro de 2000. Antes de sua queda, Paulk tinha sido capa da Newsweek, 60 Minutes, Good Morning América e Oprah.
  • Ajudou o reverendo Jerry Falwell a descobrir que o líder  da "personal HIV + ex-gay", Michael Johnston, procurava  homens na internet para manter relações sexuais inseguras. Johnston também trabalhou com a American Family Association and Coral Ridge Ministries. Ele foi forçado a demitir-se e entra em uma instalação de viciados em sexo no Kentucky.
  • Ajudou a orquestrar a saída pública do armário do "ex-gay" e garoto de propaganda Wade Richards, que estava trabalhando com a "Right Wing Activist" Peter LaBarbera, "Love In Action "e "Saviors Alliance for Lifting the Truth (SALT)".
  • Revelou que o presidente da Parents and Friends of Ex-Gays and Gays (PFOX), o terapeuta para ex gays Richard Cohen, tinha sido expulso da American Counseling Association.
  •  Palestrou em mais de 100 universidades, igrejas, empresas, grupos e organizações da comunidade sobre este tema, incluindo a Universidade de Vermont, Harvard Law School, Arizona State University, University of Connecticut, e na Universidade da Flórida.  
*Ex Hetero: São homossexuais ou Bissexuais que em algum momento de suas vidas tiveram que se comportar como heteros por causa da religião, mas depois voltaram atrás e reconheceram e se assumiram como realmente são. O termo surgiu de forma irônica para satirizar o termo "ex gay", se existe ex gay, tb existem ex heteros, certo?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...