quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Governo do Equador fecha 30 clínicas que prometiam "cura" para a homossexualidade



As autoridades equatorianas fecharam 30 clínicas ilegais que não só classificavam a homossexualidade como doença, como prometiam a cura da orientação sexual.
Publicamente, os centros eram apresentados como destinados à reabilitação de dependentes químicos. Porém, as denúncias de vários homossexuais, que ali foram parar por internamento forçado das famílias, o Ministério da Saúde Pública do Equador a emitir um comunicado onde admite que podem haver cerca de 200 clínicas que prometem "cura"para gays e lésbicas no Equador.


O ministro da Saúde Pública do Equador, Nicolas Jara, alerta a importância de denunciar o cenário quem por ali passou ou conhece a existência de tais centros. "Dizem que há 200 no país, é possível! Mas seria muito importante que as vítimas denunciassem para que todas essas clínicas possam ser fechadas", disse o ministro.
Ziritt Paola, de 28 anos, lésbica, passou cerca de dois anos num dos centros, internada pela mãe. Aí, sofreu abusos sexuais, torturas, tendo ficado algemada vários dias, em locais sem luz, em que não comia, lhe batiam ou os técnicos lhe urinavam em cima.

Só depois de conseguir denunciar o caso à mãe, é que a família retirou Ziritt da clínica, percebendo que a filha não deixaria de ser lésbica com tal intervenção. Mas o centro por onde passou ainda se mantém de portas abertas.
Nicolas Jara já revelou que o Ministério do Interior lançou uma caça a estes estabelecimentos, tendo em conta que "não há nenhum tratamento para a 'cura' da homossexualidade" e que tais práticas são proibidas pela Constituição do país, já que, desde 2008 que a Carta Magna do Equador reconhece Direitos de Igualdade aos homossexuais equatorianos.



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...